top of page

Fim de saturno em capricórnio e fim dos sacrifícios e esforços

Atualizado: 25 de nov. de 2020

Dia 29/09/20 as 2:12 am, Brasília, Saturno faz sua última temporada direta no signo de capricórnio.Em 17/12/2020 as 02:04am, Brasilia seguirá para Aquário. Vale aqui relembrar tudo que aconteceu nesses anos para observarmos que "estava escrito nas estrelas".


Desde 20/12/17 tivemos o ingresso de Saturno em Capricórnio. Trata-se de um período importante dentro do ciclo de Saturno.


Capricórnio é de fato o local no zodíaco que mais se assemelha a natureza essencial de saturno, trata-se do seu domicílio noturno. Não é exatamente o local onde saturno tem mais força, mas isso depende um pouco da maneira que você aborda o tema das dignidades na astrologia. A grande questão aqui é que vemos Saturno funcionar da maneira mais típica possível e sua expressão ecoa de forma  muito profunda, afetando até mesmo aqueles que não tem necessariamente uma relação forte com esse planeta ou mesmo com o signo de capricórnio.

É um posicionamento que traz algumas mensagens universais muito importantes. Um chamado para a responsabilidade, um convite ao amadurecimento, sob a severidade da ameaça de limitações e retrocessos que normalmente ninguém deseja para si.


Um momento em que chegamos a uma espécie de “hora da verdade”, em que luzes são jogadas sobre as situações e fatos de forma a dar a eles uma melancólica coloração de realismo e de confrontação inescapável com o presente.  Até o mais progressista acaba tendo atitudes mais conservadoras e pragmáticas numa época de saturno em capricórnio, porque a vida exige e impõe isso de uma maneira onde a alternativa (a espontaneidade do fazer o que se quer) parece impraticável. Aqui impera o “fazer o que tem que ser feito, enquanto ainda é tempo”.


É interessante que este é o único signo feminino onde a tendência de saturno não se orienta necessariamente movida pelo medo, porque é um posicionamento que incentiva a prevenção de tudo aquilo que pode nos fazer sentir medo, nos colocar em situação de vulnerabilidade ou nos limitar de qualquer maneira. É uma atitude de antecipação, de previdência exagerada, de quem espera pelo pior sem margem para sorte ou azar, que acaba trazendo uma noção de segurança e controle maior sobre a realidade, que afasta os medos e torna a vida mais previsível.


Já era previsto que aquilo que é mais universalmente temido finalmente acontecesse, e diante da realidade inescapável, acaba não restando mais espaço para o medo, apenas para o agir sensato e pragmático. O monstro que se tem a enfrentar é um monstro conhecido e previsível afinal.


Qualquer planeta  que atinge  dentro do seu ciclo o signo de Capricórnio, chega em um ponto em que consegue vislumbrar ali o fim daquele mesmo ciclo, chega a um limite e se vê diante da previsão da sua própria morte. Isso causa medo na maioria dos casos, mas não quando saturno chega em Capricórnio, porque o fim de um ciclo de Saturno é o fim de um ciclo de esforços , sacrifícios e também de sofrimento.


O sabor que predomina portanto, na época de Saturno em Capricórnio, é um sabor um tanto amargo, de conclusão e de despedida que se avizinha no horizonte. Mas geralmente de algo que precisa ser concluído, de algo cuja conclusão representará a consolidação de esforços e o reconhecimento almejado. Mas Capricórnio não simboliza ainda essa conclusão, ele representa justamente o momento em que temos uma noção mais clara de qual é o nosso prazo e o que realmente podemos ou não fazer dentro dele até que o nosso tempo se esgote.


Em Capricórnio o dilema são as ambições inatingíveis. Os padrões com que idealizamos o sucesso podem ser tão opressiva e desumanamente elevados que eles se tornam inatingíveis. Realizamos um esforço gigantesco, doamos nosso sangue por um projeto, uma coisa grande , um sucesso garantido, mas corremos o risco de terminar com muito menos do que esperamos. O teste de Saturno em Capricórnio é pra nos sintonizar com a realidade do que podemos, do que conseguimos fazer. Ele vem para ensinar a diferença entre sucesso (que pode não ser estável e nem consistente) e reconhecimento, que apesar de menos impressionante, é muito mais perene, uma verdadeira aquisição. O sucesso as vezes é apenas um golpe de sorte, mas o reconhecimento vem apenas do trabalho e da dedicação. Vimos menos gente sendo celebrada e aplaudida, mas mais gente recebendo o  reconhecimento que merece, mostrando sua trajetória

sólida o suficiente.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page